top of page
Foto do escritorIvan Cruz

10 Dicas para gestão financeira de pequenos negócios

Atualizado: 10 de abr. de 2023

Apresentaremos aqui algumas dicas simples mas muito importantes para que donas e donos de pequenos negócios estejam sempre a frente de suas finanças.


1. Estabeleça seu salário.

Se você estiver administrando uma pequena ou média empresa (PME), pode ser tentador colocar tudo em suas operações diárias. Afinal, esse capital extra geralmente pode ajudar bastante no crescimento de sua empresa. Proprietários de pequenas empresas não devem negligenciar seu próprio papel na empresa e devem se recompensar de acordo. Você certamente quer garantir que seu negócio e finanças pessoais estejam em boa forma.

Muitos proprietários de pequenas e médias empresas, especialmente no início, se esquecem de pagar a si mesmos. Eles acreditam que é mais importante colocar o negócio em funcionamento e pagar aos outros. Mas, se o negócio não der certo, você nunca terá pago a si mesmo.

Lembre-se, você faz parte do negócio e precisa compensar a si mesmo tanto quanto paga aos outros.


2. Invista para crescer e para se proteger.

É importante reservar dinheiro e procurar oportunidades de crescimento, o que pode permitir que sua empresa prospere e se mova em uma direção financeira saudável. Os empresários devem sempre ficar de olho no futuro.

Uma pequena empresa que deseje continuar crescendo, inovando e atraindo os melhores funcionários deve demonstrar que está disposta a investir no futuro. Os clientes apreciarão o aumento do nível de serviço. Os funcionários apreciarão o fato de você estar investindo na empresa e em suas carreiras. E, finalmente, você criará mais valor para o seu negócio do que se estivesse apenas gastando todos os seus lucros em assuntos pessoais.

Além de investir no crescimento, pense sempre em como se proteger de momentos difíceis que muitas vezes fogem ao nosso controle (como no caso da pandemia do coronavírus). Separe sempre uma parte do lucro para criar um fundo de proteção para situações imprevistas.


3. Não tenha medo de empréstimos.

Os empréstimos podem levar os empresários a se preocuparem com as repercussões financeiras do fracasso. No entanto, sem o influxo de capital obtido com empréstimos, você pode enfrentar desafios substanciais ao tentar comprar equipamentos ou aumentar sua equipe. Você também pode usar os recursos do empréstimo para aumentar seu fluxo de caixa e, assim, enfrentar menos problemas para pagar funcionários e fornecedores em dia. Além disso, os melhores empréstimos comerciais vêm com condições e taxas que muitos proprietários de pequenas empresas podem acomodar facilmente.


4. Mantenha um bom crédito na praça.

À medida que sua empresa cresce, você pode querer comprar mais imóveis comerciais, adquirir apólices de seguro adicionais e fazer mais empréstimos para facilitar essas atividades. Com crédito comercial ruim, obter aprovação para essas transações e aquisições pode ser mais difícil.

Para manter um bom crédito, pague todos os seus financiamentos de dívidas o mais rápido possível. Por exemplo, não deixe que seus cartões de crédito comerciais tenham saldo por mais de algumas semanas. Da mesma forma, não contraia empréstimos com taxas de juros que você não pode pagar. Procure apenas financiamento que você possa reembolsar de forma rápida e fácil.


5. Tenha uma boa estratégia de cobrança.

Todo empresário tem um cliente que sempre atrasa suas faturas e pagamentos. Gerenciar as finanças de pequenas empresas também significa gerenciar o fluxo de caixa para garantir que sua empresa esteja operando em um nível saudável no dia-a-dia. Se você está lutando para cobrar de determinados clientes, pode ser hora de ser criativo com a forma de cobrá-los.

Muito dinheiro empatado em faturas não pagas pode levar a problemas de fluxo de caixa, uma das principais causas de falência de negócios.

Se você tem um cliente crônico que paga com atraso, o que todos nós temos, em vez de incomodá-lo com cobranças repetidas e telefonemas, tente uma abordagem diferente. Você pode por exemplo alterar as condições de pagamento dando um desconto para antecipações


6. Tenha um sistema de controle.

O controle das contas no caderninho certamente já é alguma coisa quando se está começando e se tiver um plano de contas e fluxo de caixa em planilha excel você já pode se considerar muito a frente da maioria dos empreendedores no Brasil. Mas se realmente quiser profissionalizar sua gestão com processos financeiros que garantam o controle das contas realmente vale a pena investir em um sistema de controle de entradas, saídas e que principalmente te ajude a fazer a conciliação bancária e gerar um fluxo de caixa que te ajude a tomar decisões em momentos difíceis (que não são tão raros assim quanto gostaríamos. Não confunda gestão financeira com gestão tributária, o controle de suas decisões de investimento, tomada de empréstimo, adiantamento ou atraso a fornecedores deve estar em suas mãos. Deixe a gestão tributária (pagamento de impostos) com o contador.


7. Monitore seus números – tenha clareza sobre os resultados

Esta é uma prática óbvia, mas é muito importante. Faça o possível para reservar um tempo para revisar se monitorar seus resultados financeiros, tenha clareza em relação aos produtos e serviços que trazem os piores e melhores margens. Saiba claramente qual o seu ponto de equilíbrio e qual a lucratividade de seu negócio. Não negligencie fechamento e abertura de caixas e principalmente sua conciliação bancária, muitas vezes esse controle básico é o que faz a diferença entre aqueles que crescem e os que quebram.


8. De olho nas despesas e no Retorno.

Medir as despesas e o retorno sobre o investimento (ROI) pode fornecer uma imagem clara de quais investimentos fazem sentido e quais podem não valer a pena continuar, na prática isso quer dizer – Saber onde está gastando seu dinheiro

Olhe para cada linha de despesa e se pergunte: - isso me traz qual retorno?

Se não estiver compensando, reduza e gaste um pouco mais nas iniciativas que funcionam para você e sua empresa.”


9. Tenha bons hábitos financeiros

Estabelecer processos financeiros internos, mesmo que sejam tão simples quanto dedicar um tempo definido para revisar e atualizar as informações financeiras, pode ajudar muito a proteger a saúde do seu negócio. Acompanhar suas finanças pode ajudá-lo a evitar fraudes ou riscos.

Como uma pequena empresa, muitas vezes estamos sem tempo, dinheiro e temos capacidades tecnológicas muito inferiores, mas isso não deve impedir que qualquer pequeno empresário implemente algum tipo de controle interno. “Isso é especialmente importante se você tiver funcionários. Controles internos fracos podem levar a fraude ou roubo de funcionários e podem potencialmente causar problemas legais se você ou um funcionário não estiverem cumprindo certas leis.”


10. Planeje o futuro.

Sempre haverá problemas urgentes que precisam ser resolvidos hoje, mas quando se trata de suas finanças, você precisa planejar o futuro. “Se você não está olhando de cinco a dez anos à frente, está atrás da concorrência”, disse Tina Gosnold, fundadora da empresa especializada em QuickBooks Set Free Bookkeeping.


Principais dicas

Algumas dicas para gerenciar as finanças de pequenas empresas incluem pagar a si mesmo um salário com os ganhos de sua empresa, planejar com antecedência, pagar dívidas em tempo hábil e focar no retorno do investimento.


A importância de administrar suas finanças

O passo mais importante para qualquer empresário é educar-se.

Ao compreender as habilidades básicas necessárias para administrar uma pequena empresa – como realizar tarefas simples de controle de gastos, solicitar um empréstimo ou elaborar demonstrações financeiras – os proprietários de empresas podem criar um futuro financeiro estável e evitar o fracasso. Além disso, a organização é um componente importante da boa gestão do dinheiro. Não tenha medo de consultar um profissional, mas certifique-se de ter controle sobre a gestão diária das finanças da sua empresa, bem como um plano para o futuro.


Ivan Cruz - Economista - Professor do Instituto AFNunes e IBS / Sebrae


7 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page